IV Congresso Internacional. 6-7-8 Setembro 2023. Universidade de Coimbra

SOBERANIA ALIMENTAR

Dinâmicas de produção e abastecimento na longa duração

Sessões

septiembre 8, 2023 5:00 pm
aula/room 3.2

Contributos da arqueologia para o estudo da economia agrária em época Moderna

Ricardo Costeira da Silva (Universidade de Coimbra, Portugal); José António Bettencourt (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

A época Moderna define-se como um período de mudanças na história da civilização europeia. No seio do processo da expansão marítima, as longas viagens, as prolongadas estadias em terras distantes e os contactos com povos e culturas inteiramente novos repercutem-se em mudanças tangíveis no quotidiano das sociedades de então. O fenómeno de circulação de bens e pessoas sofre um impulso nunca visto, redundando numa escala de globalização sem precedentes. O contacto com novas sociedades e a massificação da circulação de bens no espaço ultramarino promove a interacção comercial, social, política e ideológica, complexificando os quadros de referência económica e cultural.
O estudo da cultura material em arqueologia constitui um elemento determinante para a apreensão destas várias fácies da sociedade, difíceis de reconstituir apenas com base nos textos escritos. Muitos destes materiais (artefactos e ecofactos), para além de reveladores das actividades do quotidiano, indiciam contactos e rotas comerciais. A natureza diversificada dos espólios recuperados nas intervenções arqueológicas reclama o confronto com outros especialistas e especializações da Arqueologia da Expansão à Arqueologia Agrária, aproximando-nos de uma realidade nova e desconcertante que merece reflexão colectiva e debate histórico-arqueológico.
Atendendo à problemática geral deste Congresso – Soberania alimentar: dinâmicas de produção e abastecimento na longa duração pretende-se, nesta sessão, juntar em debate investigadores que apresentem trabalhos centrados entre o final da Época medieval e a transição para a contemporaneidade, e que, partindo da cultura material, contribuam para ampliar o conhecimento histórico sobre a produção, circulação e transporte de bens agrícolas em contextos europeus ou ultramarinos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
La materialidad de un paisaje dinámico: la aportación de la arqueología para la comprensión de las áreas montañosas del norte ibérico (ss.XVI-XXI)

Andrés Menéndez-Blanco, Universidad de Oviedo / Università di Genova, España 📝


Cerâmica do Açúcar de Aveiro no mar de Baiona (Galiza): evidências arqueológicas de uma rota imprevisível

Ricardo Costeira da Silva, Universidade de Coimbra, Portugal; Vicente Caramés Moreira, Museo do Mar de Galicia, Espanha; Andrea Serodio, Universidad de Vigo, Espanha 📝


Uma visão arqueológica da economia agrária na propaganda do Estado Novo

Tânia Manuel Casimiro, Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Susana Pacheco, Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Joel Santos, University of Leicester, United Kingdom 📝


As plantas que viajam no tempo e no espaço – materiais vegetais nos contextos arqueológicos da Lisboa ribeirinha

Mariana Costa Rodrigues, Centro de Humanidades (CHAM), Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS), Portugal 📝